h1

Pitada de sal #11

20 de outubro de 2009 - 8:07 pm

“Os marqueteiros transformam Peter Pan em seu flautista de Hamelin, fingindo libertar os jovens das restrições da disciplina adulta para lhes impor a disciplina do mercado de consumo. O flautista de Hamelin atraiu para longe as crianças da vila porque seus pais não lhe pagavam para livrá-los dos ratos. O flautista de Hamelin do mercado atrai as crianças porque seus pais são ‘guardiões’ que ficam no caminho da indução das crianças ao hall dos consumidores. Assim como o flautista da história fez, o mercado hoje em dia finge capacitar as crianças que seduz dizendo-lhes que elas ficarão potentes com a descapacitação de seus pais. Libertadas de pais possessivos, elas estão, na verdade, encarceradas nos corredores do shopping da mente juvenil.”

Benjamin R. Barber dissecando o mundo do hiperconsumo em seu Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos (Rio de Janeiro: Record, 2009, p.131; na tradução de Bruno Casotti).

Anúncios

2 comentários

  1. Uai, não eram os comunistas que comiam criancinhas?


  2. Rerere. Brincadeiras à parte, Balt, vale dar uma espiada no livro. Apesar de em alguns trechos escorregar numa crítica pela crítica um tanto quanto alarmista, no geral o autor faz uma análise bem consistente do que vemos hoje em dia ao nosso redor. Principalmente quem trabalha em shoppings (que já foram chamados, não me lembro agora por quem, de catedrais do consumo) tem até arrepios ao identificar retratados nas páginas alguns perfis e comportamentos tão comuns, seja entre crianças, adolescentes ou “adultos” de nossa época.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s