h1

São Paulo a duas rodas

28 de setembro de 2008 - 6:34 pm

Bicicletas e São Paulo: algo a ver?

Os mais céticos dirão que não passa de mais uma jogada política às vésperas de eleição. E eu quase me junto ao grupo. As inaugurações do aguardado Caminho Verde, na Zona Leste de São Paulo, e de novos bicicletários ao longo da linha vermelha do metrô soam mesmo às famigeradas manobras caça-voto, estrategicamente programadas para ocorrer, digamos assim, em momentos bem propícios às carreiras políticas dos espertalhões de plantão.

De qualquer forma, o fato de estarmos falando de ciclovias e de empréstimo de bicicletas em estações de metrô, e não de pontes, túneis ou viadutos que só fazem cócegas no enlouquecido trânsito paulistano, já é um começo. (Mas, para cada passo num sentido correto que damos… Que dizer da recente inauguração da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, no Morumbi? Tirando a Rede Globo, que ganhou um vistoso pano de fundo para seus telejornais, e as agências de publicidade, que colocam a ponte em 7 entre 10 comerciais, não vejo muitos beneficiados por esse monstruoso monumento ao faraonismo urbano.)

É claro que a falta de planejamento e sobretudo de coerência por parte dos principais pretendentes à Prefeitura de São Paulo (a grande exceção, justiça seja feita, é a Soninha, que há tempos milita pela causa dos ciclistas) não nos permite sonhar muito. A verdade é que mesmo com todas as novidades apresentadas nos últimos dias, São Paulo ainda tem uma malha cicloviária menor do que Sorocaba, só para ficar com um exemplo próximo.

É claro, também, que seria padecer de pollyannismo agudo esperar que o uso de bicicletas resolva o problema do transporte na cidade — este é exatamente o ponto que um post antigo do Transporte Ativo aborda. Aliás, fica a dica: o TA é um dos bons lugares na rede que refletem sobre o uso das bikes como alternativa (séria!) de deslocamento urbano.

O negócio é torcer (e pressionar) para que os espasmos de boas práticas se transformem em políticas duradouras e bem estruturadas, verdadeiramente voltadas à construção de uma matriz de transportes variada e eficiente, capaz de desfazer o nó que nos afoga dia e noite em São Paulo. Um bom início é pensar muito bem antes de apertar os botões neste 05 de outubro…

– – –

Sim, isto é uma bicicleta!

Sim, isto é uma bicicleta!

Pode ser apenas mais uma dessas grandes coincidências que nos assolam vez por outra, mas nas últimas duas semanas vi pelo menos três pessoas na região da Paulista desfilando bicicletas que ainda não conhecia, mas que depois descobri se tratar da Flexbike. Vocês podem até me perguntar em que planeta andei vivendo, mas realmente não conhecia essa bicicleta dobrável que, dentro de uma sacola própria, pode ser facilmente transportada no metrô, no ônibus e que ocupa quase nada do cada vez mais escasso espaço dos cada vez menores lares paulistanos.

O conceito parece ótimo. Só resta saber — como muito bem perguntou minha esposa — se o paulistano também vai ser flexível a ponto de não dirigir um olhar fuzilante àqueles “flexbikers” que ousarem reservar um pouquinho mais de espaço vital nos apinhados vagões do metrô ou nos impossíveis ônibus para suas magrelas dobráveis…

– – –

Outro blog muito legal sobre a difusão da bicicleta como meio de transporte urbano, desta vez em São Bernardo do Campo, é o Pedal-Driven. Aliás, por causa dele, acabei descobrindo o Apocalipse Motorizado, muito bom também.

Escrito por Ronoc ¦

Anúncios

2 comentários

  1. IMHO (na minha modesta opinião), a Flexbike ainda parece um pouco desajeitada para ser portátil. Houvesse patinetes efetivamente robustos, de viés urbano, eu provavelmente os usaria.

    Hmm… talvez eles já existam e estejam entre nós, quiçá disfarçados de skate, walking machine ou Segway. Cacemo-los.


  2. Ei-lo: Xootr[1 e 2]

    [1] http://en.wikipedia.org/wiki/Xootr
    [2] http://www.xootr.com

    Obs.: O “provavelmente” decerto não contemplava o investimento pecuniário necessário para concretizar o pretendido plano. Santa mamonita!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s